quarta-feira, dezembro 28, 2005

egologista

e aqui estou eu com meu discurso mas também não sei o que fazer. no fundo eu fico puto quando vejo as favelas destruindo a mata ao seu redor. eu que sou um escalador de montanhas (um esporte bem burguês por sinal) vejo lá de cima as favelas se alastrando pelas montanhas desmatando a mata atlântica assim como as mansões dos milionários. entendo que a televisão por meio das novelas imigra uma galera pra cidade. entendo que a favela é um lar pra quem não tem grana. mas fico me perguntando o que fazer? eu sinceramente não faço a mínima idéia. o que faço não sei se adianta: dou 13 a minha empregada; trato bem trocadores de ônibus e vendedores ambulantes; sempre que posso dou caixinha para o cara do bibi sucos. mas e daí? será que se todos fossem assim melhoraria alguma coisa? e será possível todos serem assim? e talvez esse meu jeito de ser alguns não devem achar que sou o clássico populista de merda de esquerda que dá tapinhas nas costas de garçons e ficam falando da desigualdade social e no fundo não fazem porra nenhuma?
conversando com o sábio kurosawa (que às vezes dá mole e fala merda) naquele dia na cachoeira do horto ele me falou uma coisa quando eu estava falando sobre a natureza e sobre a quantidade de lixo que jogamos todo dia sobre a terra: "ô verme, a natureza está cagando pra gente". eu parei e pensei - "é mesmo". e depois ele perguntou - "pra quê?". "pra quê o quê?" - eu disse. "pra quê você se importa com a natureza se ela está cagando pra gente?". respondi que no fundo no fundo me importo com a natureza pra ela não acabar, pq se ela acabar nós morreremos. ou seja, no fundo estou sendo um EGOlogista e não um ecologista. nunca tinha pensado dessa forma.
e mais coisa surgiu nesse dia da cachoeira: parece que o caminho natural tecnológico é autofágico. parece que uma coisa leva a outra, tipo, criamos foguetes e naves espaciais e pensamos na possibilidade de habitar outros planetas porque o planeta terra um dia vai morrer, mas ele está morrendo porque criamos foguetes e naves espaciais. quantos tonéis de diesel são necessários para fazer uma nave romper com a força gravitacional e atravessar a atmosfera? quantas extrações de minério foram necessárias para construir aquele aparato celeste? quantas idas e vindas de navios petroleiros do bin laden serão necessárias? os filmes de ficção científica são proféticos ou nós que de tanto vermos eles acabamos copiando-os? como diria andy warhol "a arte imita a vida ou a vida imita a arte?"

Um comentário:

Anônimo disse...

Também não sei se o que faço vai ajudar a melhorar a situação...mas, mesmo sem saber não desisto de ajudar.
Gabriel, v. sabe que eu sou espírita. Acredito em reencarnação, em vida além da morte física, em comunicação com espíritos desencarnados, etc.
Pelo que já estudei da doutrina, nada acontece por acaso. Os sofrimentos, alegrias, tragédias, favelas, corrupção...tudo isso tem explicação e um porquê. Certamente existem aqueles que estão mais para a teoria do caos do que para Deus....mas, como a minha compreensão é limitada, procuro ler e pesquisar para tentar compreender.
E mesmo sem compreender, entender ou concordar, me sinto na obrigação moral de ajudar. Tento me colocar no lugar do outro. Tento me imaginar na situação.