quinta-feira, março 16, 2006

"Esquizofrenia" ou "Identificação objetal"

Ninguém nos avisou que arrombar as portas da perçepção é algo perigoso. Normalmente não se segura o tranco. Não é pra menos. O tranco é forte. No mar onde os místicos nadam, os drogados afundam e não diferenciam mais nada. Só padecem.

Vive-se uma completa falta de sentido. Corajoso daquele que espalha para todos que está em crise. A maioria de nós apenas vive seu desespero quietinho no canto mais familiar de suas vidas, como os ingleses fazem, rezando para que ninguém descubra que somos completamente pirados e nos coloquem no pinel. Todo mundo em crise. Este deveria ser o slogan, senão do país inteiro, pelo menos da minha geração. Somos filhos do niilismo e do desespero da falta de referências, pois a ordem era destruir a tradição. Jogaram uma bomba atômica na metafísica e agora querem viver das cinzas (ou de capoeira). Agora somos seres jogados no nada, sem qualquer tipo de revolução política para confortar nosso pavor diante da falta de sentido de tudo. Não temos mais esta ilusão. A solução não é mais pegarmos em armas, mas cada um, individualmente, fazer sua própria revolução espiritual. Como já diria Tyler Durdeen, "nós não temos uma grande depressão ou grande guerra. Nossa grande guerra é uma guerra espiritual e nossa grande depressão são as nossas vidas." Assim seja.

Não há mais lugar pra crises neste mundo, caro amigo. Estão todos dormindo e não querem ser acordados. Não querem sair da caverna, e certamente te matariam caso você quisesse realmente desacorrentá-los e puxá-los para fora de sua amada rotina. Mas porque não conseguimos dormir também? Pode esquecer as caixas e mais caixas de Lexotan, Frontal, Rivotril e mais quantos remédios você quiser incluir neste coquetel de ilusões. Estes não fazem mais efeito.

O que faz efeito então? Esqueça psicólogos, psiquiatras...Tudo está escrito nos livros. Tudo está dito na mitologia. Na filosofia. Na astrologia. Os grandes sábios sabiam do que estavam falando. Procure um sentido no fundo do seu coração e de sua mente pois é lá e somente lá que pode-se encontrar a solução do problema que você próprio criou. A esfinge mora dentro da tua cabeça, amigo. Decifra-te ou devora-te. Conhece-te a ti mesmo. Está na hora de crescer, caro édipo com síndrome de peter pan...A vida é sofrimento e você não pode decidir largá-la assim. Somos homens e temos que lutar como homens. Você crê que vive em dois mundos mas isso é só vaidade.
Você é um homem e deve viver como um homem satisfeito.

Talvez um psiquiatra ou terapeuta possa te ajudar a olhar lá dentro, como um sacerdote que ajuda o menino a passar pelo rito de iniciação. O que é certo é que está na hora de crescer e assumir todas as dimensões de sua vida. E tenho fé que do fundo do seu ser nascerá coisas verdadeiramente maravilhosas.

Nenhum comentário: