segunda-feira, março 13, 2006

"dudu doença"

De Antônio, lembro-me bem do olhar. Olhar arregalado, olhar alucinado, olhar curioso, vivo, agoniado. Drogado. Antonio te olhava com uma pergunta. Antônio te olhava no fundo do olho. Antônio te olhava procurando por um parceiro de loucura, um companheiro que sentisse todo o espanto, êxtase e desespero de estar verdadeiramente vivo. Era um olhar intenso. Mas não era um olhar intimidador. Pelo menos ele não me intimidava, pois eu sentia que seu olhar não era de crítica, mas de pura curiosidade. Infantil. Antônio procurava por pessoas como ele, pessoas vivas, angustiadas, agoniadas e espantadas com a vida. Caso contrário, ele simplesmente não se interessava. Para Antônio as pessoas "normais" estavam mortas, ou simplesmente não faziam parte de seu mundo. Ele simplesmente não entendia.

"A diferença entre depressão e sabedoria é ínfima" já dizia o único filósofo que conheci. Acho que Antônio estava deprimido. Antônio não era filósofo. Antônio era místico. Antônio era descaralhado. Antônio era uma criança vivendo no corpo de um adulto. Antônio era uma criança brincando de louco.

Outro dia conheci um cara que tinha o mesmo olhar de Antônio. Igualzinho. Me foi apresentado como Bebê, e deve ter seus 60 anos, um pouco mais velho que Antônio quando morreu.

Sonhei hoje que estávamos em Mauá, eu, Verme, Daniel. Talvez Antônio estivesse também. Ou talvez eu esteja só forçando a barra. De qualquer forma, estávamos num platô no alto de uma montanha e tinha um grupo fumando maconha e atrás de nós tinha um cara velho com cabelo branco, liso e comprido, em pé, parado, vestindo uma espécie de batina preta e conjurando umas palavras de magia negra, invocando forças da natureza e soltando pragas para sei lá quem, e as pessoas da roda comentavam: olha, o bispo taí. Era o bispo de Mauá, uma figura conhecida de lá, meio mística, meio sinistra. Sei que foi um sonho estranho.

2 comentários:

Gabriel Queiroz disse...

obrigado! sinceramente! me deixou feliz! que ótima descrição!

Gabriel Queiroz disse...

que doido.... papai apareceu em seu sonho.... daniel sonhou com meu pai levando ele para falar com Deus ...... a renata sonhou que ele tinha morrido antes dele morrer ..... tudo muito bizarro....